Aprenda a preparar a receita de broa que é tradição na família Pereira, de Carmo de Minas, no sul de Minas Gerais. Quem ensina é a vovó Nazaré.
Na casa da vovó Nazaré, filhos, genros e netos se reúnem para um delicioso café da tarde. Além do café fresquinho, a broa, que acabou de sair do forno, não pode faltar. A família faz questão que o quitute seja feito por ela, seguindo a tradição.
“Eu confesso que até hoje eu estou comendo a broinha dela, o pão de queijo dela”, disse a psicóloga Sandra Helena Pereira.
“A gente reúne os primos, todos os netos, com os tios e tias, para poder comer a broa dela e tomar o nosso café”, falou o estudante Ciro Dias Pereira.
A dona de casa Nazaré Dias Pereira contou que morou por muitos anos numa fazenda. Ela ainda era criança quando aprendeu com a mãe a cozinhar. “Eu fui crescendo e fui aprendendo”, falou.
Os ingredientes para preparar a broa são:
1 litro de leite
½ litro de água
2 colheres de sopa de banha de porco
½ quilo de farinha de trigo
1 xícara de chá de açúcar
12 ovos inteiros
sal
Em uma panela grande coloque o leite, a água e a banha até derreter. A farinha de trigo tem de ser acrescentada antes de a mistura ferver, para não empelotar. É preciso misturar sempre. Quando aparecer o fundo da panela e a massa estiver bem dura, é hora de tirar do fogo. Despeje a água em outra vasilha e espere esfriar. Coloque os ovos aos poucos. Acrescente o açúcar, o sal e misture bem. A massa fica mole mesmo. Passe um pouco da massa numa xícara e unte com farinha. Despeje uma colher de massa e faça uma bola mexendo a xícara. Em uma forma untada coloque as broas com cuidado. Leve ao forno pré-aquecido por cerca de 40 minutos na temperatura média. Quando estiver pronta, é só tirar o excesso de farinha de trigo. E está pronta a broa da vovó Nazaré.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentem este POST e cliquem nos anúcios de Publicidade para ajudar o nosso site a continuar sendo gratuíto!