Como montar uma Mandalla
Aprenda aqui como construir a estrutura de sua Mandalla
Escolha o terreno onde será implantada a sua Mandalla de Produção.O espaço necessário
e de 50x50 metros. Para Mandallas de Fundo de Quintal,um espaço de até 10x10 poderá ser utilizado.
A marcação do reservatório é feita no centro do terreno. Fixe uma estaca e amarre
uma corda de 3 metros com outras estaca na segunda ponta. Dê uma volta completa marcando a área no chão. Para Mandallas de Fundo de Quinta, este raio poderá ser de até 1 m de comprimento.
O reservatório deve ser escavado de forma côncava ascendente, a partir do centro, no sentido diagonal das bordas. A profundidade da área centra será de 1,80m. Para Mandallas de Fundode Quintal, a produndidade será de 1,50m.
A cobertura do reservatório, que servirá para segurar a água, deve ser feita com a aplicação de cimento sobre uma tela de galinheiropresa com arame farpado ou ferro simples de construção. Deverá ser feita também, uma calçada em volta do tanque. O traço de revestimento é de 1:3 com 05cm de espessura, executado de baixo para cima, a partir do centro.
O Sistema central de irrigação será suspenso poruma estrutura piramidal feita com 6 caibros de 4 metros de comprimento, furados na ponta e unidos por um ferro de 5 mm de espessura. Esta estrutura deverá ser erguida no reservatório, obedecendo a distribuição angular de 60, 90 ou 120 graus, caso seja em Fundo de Quintal.
Um sistema "aranha" orientará as linhas de distribuição da água, para alimentação das 6,4,ou 3 linhas mestras de distribuição por aspersão, nos 09 ou 03 círculos de irrigaçãao da Mandalla Produtiva ou de Fundo de Quintal.
Uma bomba d'água, que poderá ser submersa ou centrífuga externa, deve ser ligada a aranha da qual sairão as linhas mestras, através de mangueira 3/4. Após isso, a aranha deverá ser suspensa no topo da estrutura de madeira, no centro do reservartório, devidamente abastecida pela bomba subersa disposta para tal.
Cada linha mestra distribuirá água através de 09 círculos compostos por mangueiras de 16mm, em junção T ou Y, operacionadas por uma válvula, que constrolará a distribuição da água. Os círculos produtivos, que representam os planetas do sistema solar, são orientados para melhoria da Qualidade de Vida; da Produtividade Econômica e do Equilibrio Ambiental.
Como fazer os MICROASPERSORES: Coloque os cotonetes de ouvido de molho e tire o algodão das hastes. Aqueça uma das pontas e aperte com um alicate. Coloque um arame 18 dentro da haste, faça um corte transversal até tocar e depois retire o arame. Fure a mangueira e instale os microaspersores imediatamente para aproveitar o reaperto do furo executado, sem precisar de cola.
Como fazer os GOTEJADORES: Faça um furo no meio da tampa da garrafa. Corte um cotonete ao meio e introduza um dos pedaços na tampa. Coloque um pedaço na de 5cm de arame 18 dentro do cotonete e faça uma curva na ponta de fora, para forma a gota. Feche a tampa na garrafa, faça um tripé com gravetos e prenda no fundo da garrafa com um arame. Coloque uns 10cm de cascalho para evitar insetos e entupimentos do cotonete. Corte uma parte do fundo da garrafa para por a água. PRONTO!
TODOS OS DIREITOS DESTA POSTAGEM SÃO DE PROPRIEDADE DA AGÊNCIA MANDALLA.
ESTÁ POSTAGEM FOI COPIADA INTEGRALMENTE DO SITE OFICIAL DA AGÊNCIA, COM A FINALIDADE DE DIVULGAR OS BENEFÍCIOS DESSE MARAVILHOSO PROJETO.
CLIQUE AQUÍ PARA ACESSAR O SITE OFICIAL DA AGÊNCIA MANDALLA.
_______________________________________________________________________________
Copyright © por Agência Mandalla DHSA Todos os direitos reservados.
Publicado em: 2006-05-11 (20309 visualizações)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentem este POST e cliquem nos anúcios de Publicidade para ajudar o nosso site a continuar sendo gratuíto!