SISTEMA REPRODUTIVO DAS FÊMEAS
O sistema reprodutivo nas fêmeas bovinas tem como funções básicas produzir óvulos, proporcionando condições favoráveis à sua implantação, propiciar local de implantação, nutrição e desenvolvimento do feto e estabelecer o mecanismo de parto da cria. Localiza-se paralela e imediatamente abaixo do reto possibilitando o exame de todos os órgãos que o compõem, através da palpação retal, imprescindível na avaliação das condições reprodutivas das fêmeas.
O aparelho reprodutivo das fêmeas é constituído por:
OVÁRIOS: os ovários produzem os óvulos e hormônios (estrógeno e progesterona). São dois (direito e esquerdo) e seu peso e tamanho variam de acordo com a idade e o estado nutricional dos animais.
TUBAS UTERINAS ou OVIDUTOS: captam o óvulo, propiciam a fecundação e fornecem condições para sobrevivência e transporte do ovo ou zigoto, ao útero. São dois tubos sinuosos (direito e esquerdo) com aberturas nos cornos uterinos e junto aos ovários. ÚTERO: recebe o ovo, nutre e protege o embrião ou feto promovendo sua expulsão durante o parto. É constituído de dois cornos e uma parte comum (corpo do útero). CÉRVIX ou CANAL CERVICAL: seleciona espermatozóides na monta natural e protege o feto contra agentes externos, através do tampão mucoso. É um esfíncter tubular, musculoso, espesso e rígido que se localiza entre o útero e a vagina. /VAGINA; tem as funções de receber o pênis na cópula e ser o canal de passagem do feto no momento do parto.
'VULVA; constitui-se na parte externa do aparelho genital, localizando-se imediata-mente abaixo do ânus.
O CICLO ESTRAL
O ciclo estra! é o período compreendido entre um cio e outro. Dura uma média de 21 dias, variando de 18 a 24 dias, é controlado pela ação de hormônios (estrógeno e progesterona), divide-se em quatro fases distintas, mas interrelacionadas.
Essas fases são divididas em:
Proestro: ocorre de 2 a 3 dias antes do início do estro. Caracteriza-se pelo crescimento e maturação dos folículos ovarianos, maior concentração sangüínea de estrógeno, aparecimento de tumefação da vulva e discreta descarga de muco.
Estro: também conhecido como cio ou calor, ocorre ao final do proestro e é quando o desejo sexual da fêmea se manifesta. Nesta fase, a fêmea torna-se inquieta, muge freqüentemente, diminui o apetite e a produção de leite (quando em lactação), apresentando descarga de muco viscoso e cristalino através da vulva.
Metaestro: é a fase em que irá ocorrer a ovulação e o crescimento do corpo lúteo. Dura de 2 a 3 dias, sendo comum a ocorrência de uma descarga de muco sanguinolenta, indicativa de que, provavelmente, a fêmea tenha estado em cio há 1 ou 2 dias antes. Diestro: é o período mais longo do ciclo estral, podendo durar de 10 até 15 dias. Nesta fase, o corpo lúteo completará seu desenvolvimento, tornando-se uma estrutura com função ativa na produção hormonal de progesterona. Caso se estabeleça uma gestação, o corpo lúteo permanecerá. Não havendo fecundação, o corpo lúteo entrará em degeneração, permitindo o começo de um novo ciclo estral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentem este POST e cliquem nos anúcios de Publicidade para ajudar o nosso site a continuar sendo gratuíto!