terça-feira, 9 de novembro de 2010

IRRIGAÇÃO

Sem sombra de dúvida a irrigação é um seguro para sua colheita, e essa prática vem sendo usada cada vez mais pelos agricultores.É uma prática agrícola que permite manter um suprimento regular de água para as plantas e associando às demais práticas agrícolas torna-se um fator de garantia da produção agrícola um seguro para sua colheita.

A irrigação é mais um instrumento do manejo agrícola. Ao lado das demais práticas, integra um conjunto de atividades que tem por objetivo o aumento da produção, buscando criar e assegurar as condições ideais para o desenvolvimento da planta.A função essencial da irrigação é propiciar à cultura um suprimento regular de água, de maneira que as demais operações agrícolas, como fertilização, mecanização, controle de pragas e doenças, possam atingir seus máximos benefícios ou seja, maior produtividade e maiores lucros.




Quanto e Quando Irrigar
A prática da irrigação é muito antiga. Na verdade, a Bíblia e a História já registram o uso da irrigação pelas mais antigas civilizações.Por esses registros antigos, supõe-se que a irrigação tenha sido feita de modo muito simples e prático, embora muitas vezes envolvesse obras de grande porte para o represamento da água.
No Brasil, só mais recentemente, ou seja, a partir dos anos 50, é que a técnica da irrigação vem desenvolvendo-se como uma prática baseada em dados científicos.Assim, qualquer técnica deve partir de dois pontos  básicos: quanto e quando irrigar. Em outras palavras, a água deve ficar à disposição da planta na quantidade e na ocasião em que ela necessitar.

VANTAGENS DA IRRIGAÇÃO
Garantia de produção- com a instalação de um sistema de irrigação adequado, você não ficará mais na dependência das chuvas.
Diminuição dos riscos - após todos os investimentos na preparação do solo, na compra de sementes, na aplicação de corretivos e adubos, você não correrá o risco de ver tudo perdido por falta de água.
Colheita na entressafra - a irrigação possibilita obter colheitas fora de época de safra, o que resulta em remuneração extra e abastecimento regular do mercado consumidor.
Aumento de Produtividade - com todos os fatores do processo produtivo devidamente equilibrados, o uso da irrigação, além de garantir a produção,possibilitará, também um  aumento dos rendimentos.
Fertirrigação -possibilita a aplicação de adubo por meio da água de irrigação, substituindo a adubação convencional por meio de tratores, reduzindo o consumo de óleo, desgaste de máquina e o emprego de mão de obra.

LIMITAÇÃO DA IRRIGAÇÃO
Alto custo inicial
Falta de mão de obra especializada, o agricultor deve ser orientado para saber a diferença entre irrigar e molhar.

PERÍODOS DE MAIOR EXIGÊNCIA DE ÁGUA DE ALGUMAS CULTURAS
  

CULTURA
PERÍODO CRITICO
TOMATE
FORMAÇÃO FLORES/CRESC. FRUTO
ALFACE
FORMAÇÃO CABEÇA/ANTES COLHEITA
REPOLHO
DURANTE FORMAÇÃO CABEÇA E O SEU CRESCIMENTO
 CEBOLA
FORMAÇÃO DO BULBO
SORGO
PERFILHAMENTO,FLORAÇÃO, ENCHIMENTO GRÃOS
FEIJÃO
FLORAÇÃO E FORMAÇÃO DAS VAGENS
 CÍTRICOS
FLORAÇÃO E FORMAÇÃO DO FRUTO
ALGODÃO
FLORAÇÃO E FORMAÇÃO DO CAPULHO
CANA DE AÇÚCAR
PERÍODO MÁXIMO DE CRESCIMENTO VEGETATIVO
GIRASSOL
FORMAÇÃO DAS FLORES E MATURAÇÃO DAS SEMENTES
SOJA
CRESCIMENTO VEGETATIVO E FLORAÇÃO
MORANGO
DESENVOLVIMENTO E MATURAÇÃO DOS FRUTOS
AVEIA
EMERGÊNCIA DA ESPIGA À ESPIGA COMPLETA

 Fonte: www.agrobyte.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem este POST e cliquem nos anúcios de Publicidade para ajudar o nosso site a continuar sendo gratuíto!

Pesquisar no Agrohelp