terça-feira, 9 de novembro de 2010

SAF - SISTEMA AGROFLORESTAL

Sistemas Agroflorestais e Seus Princípios


Um Sistema Agroflorestal - SAF não é dificil de fazer, não é coisa de outro mundo, aliás, poderíamos sim dizer que é coisa de um mundo melhor, mais saudável e sustentável, a partir de sua análise, além de ser o topo da Agroecologia.
Pensar em SAF é pensar na estabilidade e resiliência de um agroecossistema, pois baseia-se na diversidade de espécies, que juntas, cooperam para a capacidade de resistência e recuperação do meio às perturbações externas.
Desenvolver um SAF requer a observação, manejo e compreensão da vegetação nativa em se recuperar. Neste o agricultor é parceiro fiel da natureza e de seu processo de sucessão natural.
A sucessão natural se inicia com o mato rasteiro, depois um mato maior, na seqüência uma capoeira mais fina e por último uma capoeira densa e grossa. Todo esse complexo recupera e mantém o solo e suas características mais importantes bem como sua vegetação nativa.
Esta condição de riqueza e estabilidade favorece ao agricultor uma boa produção de forma mais sustentável, com retornos e ganhos para ambas as partes.
A agrofloresta é uma agricultura diferente, baseada na diversificação das espécies com várias funções na mesma área, que vão desde a produção de matéria orgânica para o solo, leguminosas para fixação de nitrogênio e adubos, forragem, madeiras para lenha, bem como alimentos e incremento de renda para as famílias.
Esta forma de agricultura é de boa qualidade e melhora a qualidade de vida das famílias, envolvendo o agricultor, a mulher agricultora e o jovem agricultor na atividade.
Bom, mas toda boa prática de agricultura requer cuidados que intensifiquem o seu desenvolvimento. O manejo de um SAF necessita de conhecimento e técnicas a serem realizadas no momento certo, para se obter os resultados esperados. Dentre as práticas agroflorestais importantes estão:
Capina Seletiva
Plantio Consorciado Denso
Poda (de rejuvenescimento e drástica)

Uma agrofloresta pode ser implantada em qualquer área, desde que o agricultor/a conheça as potencialidades de cada uma e considere quatro pontos importantes que são as condições do solo, o que se quer produzir, o calendário agrícola e a vegetação nativa. A partir desses princípios pode-se partir para uma boa organização do SAF.
Fazendo parte desse sistema se colabora para a manutenção da natureza e suas potencialidades, jamais esquecendo do seu princípio.

Princípio da Agrofloresta: Viver sustentável, diversificando a produção, garantindo a produtividade dos solos durante o ano todo, em todos os anos.
Sugestão de um SAF

Pollyanna Quemel

Fonte: Fundação Cepema

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem este POST e cliquem nos anúcios de Publicidade para ajudar o nosso site a continuar sendo gratuíto!

Pesquisar no Agrohelp