quarta-feira, 10 de agosto de 2011

COMO CRIA PAPAGAIOS


COMO CRIAR PAPAGAIOS




Uma alimentação balanceada é fundamental para a saúde de qualquer animal. Influi, entre outras coisas, na sua disposição em procriar e na resistência de seus filhotes.
No caso dos Papagaios adultos, comida em pouca quantidade significa interrupção na reprodução. Seu instinto natural percebe que os filhotes, caso nasçam, passarão fome e morrerão.
Comida em excesso, por sua vez, causa obesidade, o que também dificulta a reprodução. Por dia, a quantidade ideal de comida para um Papagaio equivale a cinco por cento do peso de seu corpo (cerca de 450 g), divididos em duas refeições. Como há muito desperdício durante a alimentação, ofereça cerca do dobro da dose correta por refeição.
O balanceamento básico da dieta de um Papagaio deve ser composto por 14 por cento de proteínas e três por cento de gordura, não mais que isso.
No Brasil, a maioria das pessoas opta por oferecer uma dieta variada, composta por frutas, verduras, legumes, sementes e ração. No entanto, recentemente, chegaram ao mercado rações importadas específicas para Papagaios, como a Pretty Bird, que substituem por completo a necessidade de outros componentes.
Reprodução: De forma geral, a partir de quatro ou cinco anos, os Papagaios estão sexualmente maduros. A época de reprodução ocorre de outubro a fevereiro. Veja o passo-a-passo para tentar a reprodução.
1) Faça um exame de sexagem, porque entre os Papagaios não há distinção visível entre macho e fêmea. Os métodos mais utilizados atualmente são a laparoscopia e o teste de DNA.
Algumas universidades brasileiras, como a USP, estão equipadas para realizá-los. Sobre o exame de DNA, também é possível fazê-lo através do envio do material (gotas de sangue ou penas da ave) pelos Correios.
O Laboratório Unigem Zoológica, em São Paulo, executa esse serviço.
2) Por determinação do Ibama, as aves são anilhadas ou "microchipadas". Use o código dessas identificações para criar um cadastro, especificando qual ave é macho ou é fêmea.
3) O ideal é ter vários exemplares, tanto machos como fêmeas, para soltá-los juntos em um grande viveiro. Isso possibilita que os casais se escolham, um costume natural dos Papagaios.
Quando dois exemplares começarem a voar juntos é sinal de que se escolheram. Certifique-se de que a dupla é formada por um macho e uma fêmea (há casos de duplas formadas só por machos ou só por fêmeas).
Se você tem só um casal, a reprodução é mais difícil, mas pode ser tentada.
4) Junte o casal em um viveiro de cerca de 1 m x 0,8 m a 1,2 m x 2 m (altura, largura e comprimento). A área não muito grande faz com que se sinta protegido, contribuindo para o acasalamento. Evite barulhos e movimentação de pessoas no local. Coloque um ninho externo, cuja abertura permita o manejo e a visualização do seu interior.
O que tem formato em "L" é o mais comum. É recomendável que seja de madeira, pois atua como isolante térmico. O feito de metal, por exemplo, em regiões quentes esquenta demais e pode matar os embriões nos ovos.
Faça uma armação de tela em volta do ninho de madeira, evitando que os Papagaios biquem o ni nho, abram um buraco e fujam. Forre o piso com areia e raspas de serpilha grossa ou pedaços de troncos de eucalipto seco.
5) Após tudo isso, só resta aguardar. Se macho e fêmea estiverem afinados, o comportamento deles será alterado. O macho levará comida para a fêmea no ninho. Ela, por sua vez, ficará mais tempo aninhada.
O casal dormirá junto e trocará comida na boca. Ao notar essas mudanças comportamentais, passe a verificar se há ovos no ninho.
6) Quando houver ovos, pode-se optar pelo sistema natural, no qual os filhotes nascem em companhia dos pais, ou pelo sistema de chocadeira, usado pelo Rostan. Tanto num caso como no outro, a eclosão leva cerca de 26 dias. O sistema de chocadeira pode aumentar a produção.
Se o ovo for retirado rapidamente assim que a fêmea o botar, ela logo em seguida coloca outro.
Outra vantagem da chocadeira é evitar a quebra dos ovos, muitas vezes ocasionada pelos pais.
Caso a opção seja pelo sistema natural, mantenha pai e mãe juntos, pois ambos cuidam dos filhotes. 

FONTE: http://www.apostilasgratuitas.info/apostilas/criacao-de-aves/106-papagaios-como-criar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem este POST e cliquem nos anúcios de Publicidade para ajudar o nosso site a continuar sendo gratuíto!

Pesquisar no Agrohelp