quarta-feira, 10 de agosto de 2011

COMO CRIAR AVESTRUZ

Criação de Avestruz



O processo de criaçao do avestruz, começou no Brasil em 1995 época em que o diversos criadores iniciaram suas atividades e que atualmente já está em quase todo o Brasil.

A raça "African Black" pode ser adquirida no estado de São Paulo em diversos locais espalhados por todo o Brasil.

Incubadora de ovos de avestruz, com aproveitamento total no nascimentos de filhotes de avestruz. Os criadores e criadouros de avestruzes, oferecem também outros tipos de serviços.

  Alguns criadores também estão desenvolvendo cursos e ensinando a melhor maneira de se criar filhotes de avestruz, dando todas as dicas e dados de como melhor criar e cuidar de filhotes de avestruzes.
A motivação que leva um criador a se interessar pela criaçao de avestruz é poder contar com uma alternativa que concentra um bom capital, porém numa pequena área, (podendo ser criado até mesmo em um pequeno sítio)  com reduzido emprego de mão-de-obra.
O espaço que um casal de avestruz ocupa é de 10 por 50 metros (o avestruz já é considerado uma ave doméstica pelo Orgão Público responsável podendo ser criada em qualquer sítio) e a área necessária para criar 40 filhotes é de um hectare.
Também pode se ter avestruzes como aves ornamentais em propriedades rurais, como fazendas, sitios ou mesmo chácaras, pois um casal de avestruzes não requer muito espaço e se adapta muito bem em pequenos espaços.

Os avestruzes alcançam na fase adulta, uma altura de 2 a 2,5 metros e até 150 quilos de peso. Possui carne vermelha, semelhante ao filé do boi, mas com baixos níveis de calorias e colesterol. Um avestruz produz entre 30 e 45 quilos de carne.
O  couro de um avestruz adulto só perde em valor para o do crocodilo, estando cotado no mercado entre US$ 200,00 e US$ 300,00 o metro quadrado. As penas de avestruz também têm grande mercado no Brasil, que é o maior importador mundial de plumas para a festa do carnaval. Cada exemplar de avestruz adulto produz dois quilos de plumas.

O avestruz pode ser abatido a partir de um ano de idade. Atualmente no Brasil já existem abatedouros especializados e mesmo proprietários de poucas aves, estão abatendo aves para o consumo próprio da carne de avestruz que além de muito nutritiva e muito saudável.
Para informações mais detalhadas e tirar dúvidas mais específicas, recomendamos visitar o site da Associação de Criadores de Avestruz do Brasil - http://www.acab.org.br.
Ao nascer, o avestruz passa mais ou menos cinco dias sem comer nada a fim de absorver as reservas do saco vitelino, que funcionam como um antibiótico contra infecções.

A criação de avestruz, que era considerado um animal exótico, agora ficou menos burocratizada porque o Orgão Público (Ministério da Agricultura), reclassificou o animal como sendo do tipo doméstico, o que facilitou em muito a propagação e criação deste lindo animal.

 FONTE: http://www.apostilasgratuitas.info/apostilas/criacao-de-aves/108-avestruz-como-criar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem este POST e cliquem nos anúcios de Publicidade para ajudar o nosso site a continuar sendo gratuíto!

Pesquisar no Agrohelp