quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Artesanato com palha de milho ajuda a melhorar renda de um grupo de mulheres mineiras

Quarta-feira, 14/10/2009

Artesãs de Brás Pires, em Minas Gerais, se uniram numa associção. Elas querem vender e faturar com os trabalhos que fazem com palha de milho. A produção é vendida diretamente às empresas.



Artesãs do município de Brás Pires, em Minas Gerais, estão faturando mais com as peças que fazem com a palha do milho. Elas criaram uma associação que vende a produção diretamente às empresas.

O artesanato de palha de milho é muito antigo em Brás Pires, mas ganhou força no ano passado. As mulheres se uniram em uma associação. Elas fizeram cursos, encontraram apoio do Sebrae, da Emater, da prefeitura e de uma ONG.

A mudança aparece no produto final, que fica bem acabado e variado. Há caixinhas em formato de coração, bolsas, porta-garrafa e porta-revista.

As artesãs usam a criatividade para fazer produtos como a sacola ecológica de supermercado. Outra novidade é a bolsa para notebook feita sob encomenda para ser distribuída num evento internacional realizado em Belo Horizonte.

“Se você quer colocar um produto diferenciado é importante a capacidade de criação. A gente também trabalha o comportamental desse grupo porque, na verdade, elas estão se unindo para poder fazer uma fabricação em conjunto”, disse Eliane Rosignoli, consultora do Sebrae.

As artesãs não ficam mais nas mãos dos atravessadores e a renda melhorou.

Atualmente, vinte mulheres participam da cooperativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem este POST e cliquem nos anúcios de Publicidade para ajudar o nosso site a continuar sendo gratuíto!

Pesquisar no Agrohelp