quarta-feira, 18 de novembro de 2009

ABÓBORA

--------------------------------
CULTURA DA ABÓBORA
--------------------------------




Abóbora

São plantas anuais, rasteiras, da família das cucurbitáceas. Ao grupo das abóboras pertencem a abóbora rasteira (Cucurbita moschata), a moranga (C. máxima), a moranga híbrida, obtida pelo cruzamento da moranga com a abóbora, e abobrinha-verde, que é uma variedade da abóbora rasteira.

As abóboras são consumidas sob a forma de doces em diversos pratos salgados e são muito importantes nas dietas. Existem espécies destinados à ornamentação e à ração animal

Cultivares recomendados

a) abóbora-rasteira ( Curbita moschata Duch.)

Canhão, abóbora--seca e menina-brasileira

b ) moranga (Cucurbita máxima Duch.)

Exposição

c) Híbrido

Tetsukabuto

Época de plantio

Desenvolve-se bem nas épocas quentes (temperatura na faixa de 20 a 35ºC). O calor excessivo queima os frutos e o frio prejudica a germinação de sementes e o crescimento da planta.

Plantio

Colocando-se 4 sementes/cova, são necessários 0,5 a 1 kg/ha para as abóboras, 0,5 a 0,8 kg/ha para as morangas e 0,4 a 0,7 kg/ha para os híbridos. No caso das abóboras híbridas, que são estéreis, é preciso plantar de 15 a 20% da área com um cultivar polinizador; para cada 5 e 6 linhas, ou 5 covas do híbrido, planta-se uma do polinizador. Este deve ser semeado antes do híbrido: 25 a 30 dias (tipo Menin); 15 a 21 dias (Exposição).

Espaçamento

Abóbora

5m entre linhas ou sulcos x 4m entre covas

Moranga

4 x 3m; híbridas: 3 x 2m

Abobrinha-de-moita

1,5 x 1m.

COVAS

50cm de lado e 30cm de profundidade.

Cada cova deve ser adubada com5 a 10kg de esterco de curral bem curtido ou 2 a 3kg de esterco de galinha.

Clima e solo

As abóboras são plantas de clima quente, preferindo temperaturas de 20 a 27°C, e não resistem a temperaturas abaixo de 10°C. adaptam-se a vários tipos de solos, mas preferem os de textura média, bem drenados, leves e de boa fertilidade. O pH varia entre 5,8 e 6,8. Temperaturas amenas e dias curtos estimulam o desenvolvimento de maior número de flores femininas.

Sementes necessárias

Para abóbora - rasteira e tetsukabuto, necessita-se de 500g por hectare; para moranga, 800g a lkg de sementes por hectare.

Adubação

Esterco de curral ou de galinha, se disponível . 300g de superfosfato simples e 40g de cloreto de potássio por cova, 20g de sulfato de amônio em cobertura, conforme a necessidade da planta.

Tratos culturais

Manter a cultura no limpo na fase inicial. Depois de frutificação, o mato não parece prejudicar a cultura.

Irrigação

É preciso irrigar na fase de germinação.

Época de colheita

Abóbora - menina é comercializada ainda verde , com 25cm de comprimento (cerca de 380g de peso). A colheita inicia-se aos 75 dias até a maturação dos frutos. Moranga e tetsukabuto são colhidos 90 a 120 dias após o plantio, enquanto as abóboras secas levam 150 dias até a maturação dos frutos.

Produção normal

10-15t/ha.

Rotação

Cereais e hortaliças folhosas. Não plantar outras cucurbitáceas e pimentão nas proximidades e nem utilizá-lo para rotação.

Polinização das híbridas

As morangas híbridas têm poucas flores masculinas e não produzem pólen, por isso plantam-se 10% das covas variedades polinizadoras de abóbora ou moranga, como a Coroa, abóbora-de-porco e Menina-Brasileira, 10 a 15 dias anttes da híbrida. A abobrinha italiana também é usada como polinizadora, mas por ser mais precoce, é plantada 15 dias depois da híbrida. Recomenda-seque se plante uma cova de polinizadora para cinco ou seis de híbrida, ou uma fila para cinco ou seis. As morangas Lavras 1 e Lavras 2 não precisam ser intercaladas com abóboras polinizadoras.

Raleação

Quando as plantas estiverem com 3 a 4 folhas, eliminam-se as menos desenvolvidas, deixando duas por cova.

Capinas

As culturas de abóbora e moranga devem ser mantidas no limpo.

Composição por 100g

Abóbora: 40 calorias, 1,2g de proteínas, 12mg de cálcio, 27mg de fósforo, 0,7mg de ferro, 350mmg de vitamina A, 0,05mg de vitamina B1, 0,04mg de vitamina B2 e 42mg de vitamina C. Moranga: 35 calorias, 1,7g de proteína, 32mg de cálcio, 24mg de fósforo, 2,3mg de ferro, 380mmg de vitamina A, 0,07mg de vitamina B1, 0,05mg de vitamina B2 e 11mg de vitamina C. Folha da abóbora: 27 calorias, 4,0g de proteínas, 477mg de cálcio, 136mg de fósforo, 0,08mg de ferro, 600mmg de vitamina A, 0,09mg de vitamina B1, 0,06mg de vitamina B2 e 80mg de vitamina C.

Broto de abóbora

26 calorias, 4,2g de proteínas, 127mg de cálcio, 96mg de fósforo, 5,8mg de ferro, 270mmg de vitamina A, 0,14mg de vitamina B1, 0,17ng de vitaminaB2 e 58mg de vitamina C.

Irrigação

Diariamente, até trinta dias depois do plantio, e de quatro em quatro dias até o início da maturação dos frutos.

Adubação de cobertura

Feita 30 dias depois do plantio. Aplicam-se 2kg de esterco líquido por planta.

Pragas e doenças

As pragas que atacam as cucurbitáceas são os pulgões, vaquinhas e brocas, que podem ser controladas com cobertura morta de palha e arroz entre as covas. Usa-se também repelente à base de pimenta ou inseticida à base de fumo. O repelente é feito com 500g de pimenta verde ou vermelha, 4 L de água e 50 colheres de sabão em pó. Batem-se as pimentas no liquidificado, com 2 L d’água, coam-se e misturam-se o sabão e o restante d’água. O repelente é pulverizado sobre as plantes atacadas. O inseticida é feito com 100g de fumo de corda picado, três colheres de sabão de coco e 4 L de água. O fumo é fervido em 2 L de água, durante cinco minutos. Depois de esfriar e coar, misturam-se o sabão de coco e o resto da água. Essa mistura deve ser pulverizada sobre as folhas atacadas. Se os pulgões não desaparecerem, aumentam-se a dosagem de fumo na composição. As principais doenças são a antracnose, o oídio, o míldio, o crestamento gomoso do caule, a podridão – dos frutos e o mosaico.

A antracnose, que forma manchas escuras na superfície dos frutos, caule e folhas, é favorecida pela alta umidade do ar e pela temperatura entre 21 C a 27 C, e é controla com rotação de culturas (repolho, couve, tomate, alface) durante dois ou três anos, coma utilização de sementes sadias e eliminação de cucurbitáceas selvagens e restos de cultura. O oído, que afeta as folhas expondo-as à queimadura do sol, é causado por um fungo que se desenvolve em temperaturas baixas, orvalho e nevoeiro pesado. O míldio, também causado por fungos, deixa lesões e manchas verde-oliva e púrpura nas folhas é controlado evitando-se o plantio em períodos sujeitos à neblina e a temperaturas entre 16 e 22 C.

Devem-se também evitar baixadas mal ventiladas e com acúmulo de ar frio. O crestamento gomoso do caule, provocado por fungo que se desenvolve em temperaturas acima de 25 C, pode atacar qualquer órgão da planta, deixando lesões circulares de cor parda e preta nos frutos, e é controlado com rotação de cultura e uso de sementes sadias. A podridão dos frutos é provocada por bactérias, e as medidas preventivas são a rotação de culturas, tratos culturais para proteger os frutos do contato com o solo e a escolha de solos leves, drenados e não sujeitos ao encharcamento. O vírus do mosaico é transmitido, principalmente por pulgões, durante os tratos culturais. Essa doença reduz o tamanho das folhas e interfere no desenvolvimento dos frutos, que ficam inutilizados para o comércio. Seu controle consiste em usar sementes sadias, evitar utilizar áreas onde foram plantadas outras cucurbitáceas e eliminar as plantas susoeitas.

Produtividade

Abóbora

12 a 16 t/ha

A híbrida

Fe 10 a 15 t/ha

Moranga

De 10 a 12 t/ha

Cultivares

Abóbora

Bahiana Tropical, Canhão, Canhão Gigante, Caravela, Carioca, Goaininha, Jacarezinho, Menina Brasileira, Menina Clara, Menina Creme, Mini Paulista, Mocinha, Nova Caravela, Pira-Moita, Redonda, Amarela Gigante, Seca de Pescoço e Spaghetti

Abóbora japonesa

Ebisu, Lavras II, Suprema, Tetsukabuto e Tsurunashi Yakko

Moranga

Alice, Big Moon, Carijó, Coroa, Exposição e Tropical.

Armazenamento

Os frutos podem ser guardados em galpões arejados, por tempo determinado, até sua comercialização.

Rotação

Cereais e hortaliças folhosas. Não plantar outras cucurbitáceas e pimentão nas proximidades e nem utilizá-lo para rotação.

Detalhes

Não aplicar defensivos no período da manhã para não prejudicar a atividade dos insetos polinizadores, principalmente, as abelhas.

Irrigar um dia antes da semeadura e 1 a 2 vezes/semana até o início da maturação dos frutos.

Por infiltração

Os sulcos devem ser preparados com declividade de 0,2 a 0,5%.

Por aspersão

Evitar o período da manhã durante o florescimento, para não molhar e inviabilizar o pólen.

Iniciar entre 90 e 120 dias o plantio, para as abóboras híbridas, e entre 120 a 150 dias para as demais.

Flor de Abóbora

Nome científico

Cucurbita moschata (Duch.) Duch. Ex Poir.

Família

Cucurbitaceae

Origem

Ásia Tropical

Características da planta

Planta de ciclo anual, caule herbáceo rastejante, provido de gavinhas e raízes adventícias. Apresenta folhas cordiformes ou reniformes, de coloração verde-escura e com áreas prateadas. O produto de importância econômica são os frutos, que podem ultrapassar 50 cm de comprimento e, dependendo da variedade, apresentam formato achatado, alongado com o chamado "pescoço", ovóides, esféricos ou cilíndricos. Podem ser consumidos verdes ou maduros.

Características da Flor

Apresenta flores masculinas e femininas separadamente (planta monóica), de tamanho relativamente grande e coloração amarelo-vivo. As flores femininas possuem o ovário bem destacado, antecipando o formato do fruto.

Fonte: www.agrov.com


ALGUMAS VARIEDADES DE ABÓBORAS


Abóbora
Abóbora Goianinha

Abóbora
Abobrinha de Tronco Branca

Abóbora
Abobrinha de Tronco Redonda

Abóbora
Abóbora Híbrida Tetsukabuto Marutane

Abóbora
Mogango Enrugado Verde (Sul Mineiro)

Abóbora

Abóbora
Abóbora Menina Brasileira

Abóbora
Abóbora Menina Brasileira Precoce

Abóbora
Abóbora Menina Rajada

Abóbora
Abóbora de Tronco Caserta

Abóbora
Abóbora Butternut

Abóbora
Moranga de Mesa

Abóbora


Abóbora
Abóbora Híbrida Tetsukabuto Kobayashi

Abóbora
Abóbora Híbrida Tetsukabuto Isla Importada

Abóbora
Moranga Pataca Gigante

Abóbora
Abóbora Itapuã 301 (Tipo Jacarezinho)

Abóbora
Abóbora de Tronco Híbrida Caserta Bonanza

Abóbora
Abobrinha de Tronco Alberello Orgânica

Abóbora
Abobrinha de Tronco Caserta Orgânica

Abóbora
Abobrinha Decorativa Sortida

Fonte: isla.com.br



A abóbora é uma planta monóica, isto é, que carrega na mesma planta flores macho e flores fêmea em lugares diferentes.

A abóbora pode ser auto fecunda: uma flor fêmea pode ser fertilizada por pólen que vem de uma flor macho da mesma planta.

Entretanto, as fecundações cruzadas são predominantes: a flor fêmea é fertilizada por pólen que vem de diferentes plantas da mesma variedade ou de uma outra variedade.

O principal vetor dessas polinizações cruzadas são as abelhas. Em função das regiões e dos ambientes, a distância de isolamento aconselhada entre duas variedades de abóboras varia de 500 metros até 1 quilômetro e às vezes mesmo mais.

Flor de Abóbora
Flores macho e flores fêmea

As flores macho são facilmente reconhecíveis, pois elas aparecem acima da folhagem no final de longos caules. As flores fêmeas são tão facilmente reconhecíveis, porque em sua base se encontra o futuro fruto, na verdade o ovário, já possuindo uma forma bem definida. O tamanho desse ovário pode ser conseqüente: assim, ele atinge às vezes 15 cm de comprimento na variedade Tromba d’Albenga.

Quando a flor fêmea é fecundada, o fruto se desenvolve. Quando a flor fêmea não é fecundada, o fruto se enfraquece.

Numa planta de abóbora, as flores macho aparecem muito antes das flores fêmeas e elas são bem mais numerosas que essas últimas. Pode-se notar também que durante os períodos de temperatura muito alta, as flores macho são predominantes.

As flores macho possuem pólen e néctar e as flores fêmea possuem somente néctar.

Elas têm uma duração de vida muito curta: elas se abrem antes da madrugada e se fecham definitivamente na metade da manhã.

Flor de Abóbora
Flores macho

É essencial tomar consciência que as polinizações cruzadas só podem se manifestar no seio da mesma espécie. Não há fecundações cruzadas e hibridações naturais possíveis entre as diferentes espécies de Cucurbita se não é uma probabilidade muito reduzida implicando Cucurbita argyrosperma.

De fato, os botânicos americanos perceberam que Cucurbita argyrosperma se caracterizava por diferentes níveis de compatibilidade e então, de hibridação potencial.

O maior grau de compatibilidade se manifesta com Cucurbita moschata.

Um grau menor de compatibilidade se manifesta com variedades e populações selvagens de Cucurbita pepo, assim como algumas variedades de Cucurbita maxima e de formas de Cucurbita foetidissima.

Um grau ainda menor de compatibilidade se manifesta com as espécies selvagens tais como Cucurbita lundelliana, Cucurbita martinezzi, Cucurbita pedatifolia e Cucurbita digitata.

Para resumir, as hibridações são antes de tudo entre variedades (no seio de cada espécie) e não há hibridações entre Cucurbita pepo, Cucurbita maxima, Cucurbita moschata e Cucurbita ficifolia.

Flor de Abóbora
Abelhas em una flor fêmea

A única espécie que pode se hibridar com as três primeiras dessas quatro espécies é a Cucurbita argyrosperma. Deve-se destacar que, entretanto, a espécie Cucurbita argyrosperma é pouco conhecida e pouco cultivada nos jardins de zonas temperadas.

Assim, um jardineiro pode produzir sementes de abóboras em seu jardim (se esse último é isolado de maneira satisfatória do mais próximo jardim que produza outras abóboras) com a condição de só cultivar uma variedade por espécie: por exemplo, uma abóbora-moranga (Cucurbita pepo), uma abóbora-menina (Cucurbita maxima), uma abóbora-cheirosa (Cucurbita moschata), uma abóbora de Siam (Cucurbita ficifolia).

É aconselhável não se cultivar a variedade Cucurbita argyrosperma perto de variedades Cucurbita pepo, Cucurbita maxima e Cucurbita moschata, quando se deseja produzir suas próprias sementes. Em compensação, pode-se muito bem produzir sementes de Cucurbita argyrosperma e de Cucurbita ficifolia no mesmo jardim já que não existe nenhum risco de hibridação entre essas duas espécies.

O jardineiro não pode produzir, pelo menos em polinização livre, sementes de abobrinhas verdes quando há no mesmo jardim uma outra variedade de Cucurbita pepo, por exemplo, uma variedade de abobrinha amarela.

De fato, as abelhas vão hibridar essas duas variedades de Cucurbita pepo e a hibridação só será manifestada no segundo ano, quando as sementes saídas dessas duas variedades de abobrinha serão colocadas em cultura

Flor de Abóbora
Deixadas por elas mesmas, as flores se fecham naturalmente no meio da manhã.

É importante entender que a hibridação acontece no verdadeiro fruto que é a semente. O que nós comemos, é a carne do falso fruto que é na verdade um alargamento do ovário. Os óvulos foram fecundados por pólen transmitido da flor macho a flor fêmea. Cada óvulo fecundado se torna uma semente.

Quando o óvulo de uma variedade é fecundado por pólen vindo de outra variedade (da mesma espécie), ele gera uma semente cujas potencialidades são muito diferentes.

Nós vamos agora evocar as técnicas de “polinização controlada” permitindo ao jardineiro de produzir sementes de várias variedades da mesma espécie no mesmo jardim sem levar em conta as distâncias de isolamento.

Flor de Abóbora
Mini-túnel com arcos recobertos por um mosquiteiro

A primeira técnica consiste simplesmente a cultivar sob proteção de um véu, todas as plantas da mesma variedade. Pode-se assim, confeccionar um mini-túnel com arcos recobertos por um mosquiteiro em filó ou malha metálica fina. A única contingência real dessa técnica é a necessidade de introduzir insetos polinizadores, pois sem eles, as plantas não poderão ser fecundadas.

Colméias de zangões são comercializadas por sociedades especializadas, mas elas representam evidentemente um certo custo. Esse custo pode ser dividido por dois ou três jardineiros na medida em que basta que um mini túnel seja visitado a cada dois ou três dias por insetos polinizadores. Os zangões entram na colméia durante a noite e fica fácil transportá-los de um lugar para o outro.

Pode-se também otimizar o uso de tais colméias (normalmente destinadas a polinizar grandes superfícies e durante muitas sementes) criando um túnel bastante grande que poderá acolher uma variedade de cada espécie de Cucurbita com uma variedade de pepino, uma variedade de melão, uma variedade de melancia, uma variedade de berinjela, uma variedade de quiabo. Todas as sementes produzidas serão de variedades puras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem este POST e cliquem nos anúcios de Publicidade para ajudar o nosso site a continuar sendo gratuíto!

Pesquisar no Agrohelp