sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

PLANTIO DE MARACUJÁ NO NORTE DO ESPIRITO SANTO

O Espírito Santo é um estado famoso por sua produção de petróleo e suas plantações de café conilon, além de ter praias maravilhosas e pessoal hospitaleiro. 

A agricultura no estado é algo muito forte e fomenta praticamente a renda de todo o estado, junto com o petróleo. Além do café conilon, várias outras culturas se destacam no estado do Espirito Santo sendo seguida pelo mamão (principalmente o da variedade Hawaii), a pimenta do reino, o tomate, coco e o Maracujá, dentre outras culturas.

Pensando nisso, pensei em começar a fazer diversas matérias sobre as culturas e as pessoas do estado do Espírito Santo, para divulgar o trabalho destas pessoas que nos alimentam e que produzem o seu sustento através de uma agricultura familiar ou industrial que levam até seus frutos até os cantos mais distantes da Terra, através da exportação de alguns de seus produtos. 

A CULTURA DO MARACUJÁ: 




Família: Passifloraceae
Nomes populares: Maracujá, maracujá-mirim, maracujá-suspiro, maracujá-peroba, maracujá-pequeno, flor-da-paixão
Nome em inglês: Passion fruit
Origem: Provavelmente Brasil

O maracujá é uma planta de clima tropical com ampla distribuição geográfica. A cultura do maracujá está em franca expansão tanto para a produção de frutas para consumo "in natura" como para a produção de suco. O Brasil é o primeiro produtor mundial de maracujá.
fonte: EMBRAPA 
link: https://www.embrapa.br/mandioca-e-fruticultura/cultivos/maracuja



O maracujá é uma cultura de clima tropical e subtropical que necessita de muita luz solar e água para se desenvolver. A adubação e o molhamento das plantas deve ser feita de maneira equilibrada a fim de promover o desenvolvimento adequado das plantas. 
Uma das coisas mais importantes no plantio de maracujá é a aquisição das mudas, que deve vir de viveiros idôneos e credenciados. Mudas de má qualidade e sem procedência, pode implicar em transmissão de doenças que até pode inviabilizar a produção do maracujazeiro.










Foto: Allandickson Morais

Imagem 01: mudas de maracujá recém chegadas para plantio.










Foto: Allandickson Morais



Imagem 02: no detalhe o produtor mostra o enraizamento das mudas feitas em tubetes. 

Como o foco quase sempre no Espírito Santo é o café conilon, as culturas como o maracujá e o mamão, normalmente são plantadas em consórcio com o mesmo, a fim de aproveitar melhor as áreas de plantio dos produtores até que o café venha a produzir e a gerar lucros. 











Foto: Allandickson Morais



Imagem 03: no detalhe muda de maracujá recém plantada entre mudas de café conilon.

Logo após o plantio o produtor, usou herbicida pré-emergente na linha de plantio, para evitar a concorrência com as plantas daninhas  para as mesmas não atrapalhem o desenvolvimento do café e do maracujá. 
Tratos culturais bem feitos e 











Foto: Allandickson Morais



Imagem 04: na linha de plantio foi usado herbicida pré-emergente e entre as linhas será passada a grade aradora ou aplicação de herbicida a base de paraquat para controle do mato.






















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem este POST e cliquem nos anúcios de Publicidade para ajudar o nosso site a continuar sendo gratuíto!

Pesquisar no Agrohelp